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Franciscanos em Penápolis

Chegaram em 1907 e instalaram-se provisoriamente na “1ª Casa”, especialmente construída para abrigá-los. Dos l00 alqueires de terra, que receberam em doação, venderam a preços baixos e facilitados 30 alqueires para a construção da cidade. Com esse dinheiro, deram início a construção do Convento. Já, em 1909, abriram a primeira sala de aula.
1ª fase do Santuário 1ª fase do Santuário de São Francisco de Assis (padroeiro da cidade) - 27.04.1931.

A Paróquia e a cidade de Penápolis comemoram 90 anos de fundação. Ambas fundadas no mesmo dia. A primeira missa foi celebrada pelo Frei Bernardino de Lavalle, em 25 de outubro de 1908, data em que o povoado passa a chamar-se Santa Cruz do Avanhandava.
A atuação dos CAPUCHINHOS resume-se em urbanização, evangelização e civilização de um povoamento que se iniciava. Não se conta a história da cidade sem mencionar a Paróquia.
Em 09 de outubro de 1906, Frei Boaventura de Aldeano chega a São José do Rio Preto e dá início à procura de um lugar adequado para a instalação de uma

Santuário São Francisco de Assis - 1960 Santuário São Francisco de Assis - 1960

paróquia. Não acha, atravessa o rio Tietê e depara com quatro famílias já instaladas no bairro do Lageado: ar puro, água limpa, solo fértil e a aproximação da linha férrea.Com ela , o desenvolvimento. Em dezembro de 1907, chegam os Freis Bernardino de Lavalle e José de Cassana. Lageado era uma área destinada à formação de um Patrimônio. Havia ali uma capela onde, eventualmente, o pároco de Rio Preto celebrava missa. No Patrimônio Nosso Senhor dos Passos havia uma capela em ruínas, cuja construção se iniciara em 1914 por Frei Domingos de Rieze. Em 1920 ela foi concluída, ocasião em que já havia uma preocupação, por parte dos penapolenses , na preservação dessa memória. Houve uma festa de inauguração, que envolveu toda a comunidade, e um leilão de prendas foi promovido em benefício da mesma. A cidade foi fundada em 1908. Portanto, em 1920, o patrimônio já estava desabitado.
A escritura de doação de 100 alqueires de terra aos Franciscanos foi lavrada em 07 de dezembro de 1906. Após a celebração da missa de fundação da cidade, em 25 de outubro de 1908, Frei Bernardino de Lavalle retorna a São Paulo, deixando os demais frades residentes na “Primeira Casa”. Os poucos moradores, que contribuíram para a construção dessa casa, já residiam no povoado. A capela servia também para sala de aula. Ali permaneceram por 2 anos.

Fachada da Matriz - 1995 Fachada da Matriz - 1995.

Frei Domingos de Rieze chega em 1909, lança a pedra fundamental da nova residência. A construção foi supervisionada por ele e frei José e inaugurada em 1910. Pouco tempo depois, abriram duas salas para escola e, em 1912, foi lançada a pedra fundamental do Colégio São Francisco, inaugurado no dia 29 de julho de 1913.
Além da criação da Fundação do Apostolado da Oração, em 20 de junho de 1909, os frades continuam seus trabalhos. Em 14 de janeiro de 1917, fundam a Irmandade do Santíssimo Sacramento e no dia 10 de setembro dão início à Conferência dos Vicentinos; aos 16 de fevereiro de 1913, Frei Crispim de Roncone organiza a União

dos Moços Católicos. Regia-se por estatuto próprio, com sede no Colégio São Francisco, onde havia salão de jogos e festas, quadra de esportes, biblioteca com sala de leitura e de estudos. Teve relevantes atividades até a década de 1930, quando se fundou a Congregação Mariana. “O Sentinella”- periódico redigido por Frei Crispin de Roncone assessorado pelo professor Prisciliano dos Santos e

Interior da Matriz - 1ª metade do séc.XX Interior da Matriz, com características originais - 1ª metade do séc XX.

participação dos jovens. O primeiro número saiu no dia 30 de outubro de 1924.A capela Nossa Senhora Aparecida foi edificada pelos Capuchinhos

e benta por Frei Vidal de Moema em 1916.
A pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia foi lançada em 16 de setembro de 1917, quando aqui esteve o secretário do interior, Rodrigues Alves. Construída em terreno doado pela Ordem, a planta é do engenheiro Frei Domingos de Rieze, que em 1923, na solenidade de inauguração assume como Provedor.

Interior da Matriz - 1995 Interior da Matriz - 1995.

A atual Matriz teve sua pedra fundamental lançada em 23 de abril de 1916, pelos frades Ricardo de Denno, Bernardo de Vezzano e Domingos de Rieze. Aos 07 de outubro do ano seguinte, a Capela-mor e os altares laterais eram bentos e oferecidos ao público.
Em 09 de outubro de 1955, D. Henrique Gelain confere o título de Santuário à Paróquia de Penápolis. O vigário era Frei Henrique de Pirassununga. Outra cidade que possui o Santuário de São Francisco de Assis é Canindé, no Ceará. As duas cidades comemoram em 04 de outubro o dia desse Padroeiro.
Este templo sofre duas grandes reformas: uma, na década de 1950, quando se constrói a torre alterando a planta original e, em 1980, quando se conclui a reforma total da igreja, aumentando as larguras das naves em detrimento dos altares laterais. O antigo painel de azulejos, com uma pintura de São Francisco em estilo português, é substituído por um painel à óleo e os vitrais existentes, por outros, num estilo contemporâneo. Houve outras mudanças arquitetônicas, como a construção de novas alas no convento, quadras de esporte, auditórios e salas comerciais. O “cinema dos padres” já não existe

Colégio São Francisco de Assis Colégio São Francisco - Salão Paroquial, ao lado do Santuário - 1ª metade do séc.XX.

mais, nem o antigo “salão paroquial.” Hoje, o Santuário enverga uma torre de 40 metros de altura, com uma cruz toda iluminada, fixada no seu topo e relógio de 4 faces, onde se vê as horas de qualquer lugar da cidade. Isso enquanto não houver tantos prédios altos. Muitos dos afrescos da fase original foram cobertos, devido ao alto custo da restauração. O pátio frontal foi revestido de calçada portuguesa.
Muitas capelas rurais e urbanas foram surgindo desde a fundação da cidade. Hoje algumas estão desativadas. Principalmente as construídas em núcleos de fazendas, antes cafeeiras, que hoje desenvolvem a pecuária ou a cana-de-açúcar. Essas atividades são as grandes responsáveis pelo êxodo rural.

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