|
Revista
|
FATORES DA FUNDAÇÃO
ESTRADA
DE FERRO
Estação Ferroviária de Penápolis
- 1907
|
Autorizada
em 1890 a construção da ferrovia Uberaba
- Coxim. Alterada em 1904 para Bauru
- Cuiabá, que, durante o processo
de instalação, passa a Bauru - Corumbá.
Adentra os sertões da noroeste paulista,
buscando a produção e trazendo os
estrangeiros para trabalhar. As cidades
vão se formando. Havia pressa! As
matas foram violentamente desbravadas.
Os índios, que sobreviveram, afastaram-se
a medida que a estrada avançava.
Índios, que sobreviveram, afastaram-se
a medida que a estrada avançava. Os
trens cortavam as fazendas, recolhendo
a produção para comercializar nos
grandes centros urbanos. Esse meio
de transporte serviu à região oeste
de S. Paulo e ao sul do estado do
Mato Grosso. A primeira era formada
por 27 municípios numa área de 26.500
km quadrados. No Mato Grosso (hoje
do Sul), a região envolvia 13 municípios
numa área de 239.000 Km quadrados.
A Estação de Penápolis foi inaugurada
em 1908, depois das estações de Bauru,
Cafelândia, Lins, Promissão e Avanhandava.
|
LAVOURA DE CAFÉ
Essa
cultura compreende três momentos no
estado de S. Paulo:
O
primeiro determinado pelo regime escravocrata,
no qual se baseia a economia da época;
O
segundo representa a substituição
dessa mão de obra pelo trabalho do
estrangeiro, à princípio, do italiano;
Finalmente,
o terceiro período compreende a emigração
de S. Paulo para o norte do Paraná,
em função do aproveitamento da mão
de obra nacional. Outro fator importante
nesse contexto é a abertura da noroeste
paulista e sul do Mato Grosso. Oportunidade
para os anteriormente empregados das
fazendas, tornarem-se pequenos proprietários
de terras. De um lado, o interesse
no povoamento, de outro, a realização
de um sonho.
Até
então, a zona noroeste paulista era
conhecida somente como “território
ocupado pelos índios”. Por isso deve-se
à cultura do café a abertura destas
terras. Os antigos serrados foram
substituídos por plantações de milhões
de pés de café. Com eles as rodovias,
os imigrantes, a estrada de ferro
e, consequentemente, a riqueza e o
poder político, pois a região se fazia
representar na política federal e
no governo do estado.
Em
Penápolis, os imensos cafezais eram
entremeados por lavouras de cereais
que muito contribuíram para a arrecadação
de impostos.
|
|
|
|
|
|
|