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FATORES DA FUNDAÇÃO

ESTRADA DE FERRO
<font size="2" face="Arial, Helvetica, sans-serif"><i><font size="1">Estação Ferroviária de Penápolis - 1907</font></i></font> Estação Ferroviária de Penápolis - 1907

Autorizada em 1890 a construção da ferrovia Uberaba - Coxim. Alterada em 1904 para Bauru - Cuiabá, que, durante o processo de instalação, passa a Bauru - Corumbá. Adentra os sertões da noroeste paulista, buscando a produção e trazendo os estrangeiros para trabalhar. As cidades vão se formando. Havia pressa! As matas foram violentamente desbravadas. Os índios, que sobreviveram, afastaram-se a medida que a estrada avançava.
Índios, que sobreviveram, afastaram-se a medida que a estrada avançava. Os trens cortavam as fazendas, recolhendo a produção para comercializar nos grandes centros urbanos. Esse meio de transporte serviu à região oeste de S. Paulo e ao sul do estado do Mato Grosso. A primeira era formada por 27 municípios numa área de 26.500 km quadrados. No Mato Grosso (hoje do Sul), a região envolvia 13 municípios numa área de 239.000 Km quadrados. A Estação de Penápolis foi inaugurada em 1908, depois das estações de Bauru, Cafelândia, Lins, Promissão e Avanhandava.


LAVOURA DE CAFÉ

       Essa cultura compreende três momentos no estado de S. Paulo:
       O primeiro determinado pelo regime escravocrata, no qual se baseia a economia da época;
       O segundo representa a substituição dessa mão de obra pelo trabalho do estrangeiro, à princípio, do italiano;
Finalmente, o terceiro período compreende a emigração de S. Paulo para o norte do Paraná, em função do aproveitamento da mão de obra nacional. Outro fator importante nesse contexto é a abertura da noroeste paulista e sul do Mato Grosso.        Oportunidade para os anteriormente empregados das fazendas, tornarem-se pequenos proprietários de terras. De um lado, o interesse no povoamento, de outro, a realização de um sonho.
       Até então, a zona noroeste paulista era conhecida somente como “território ocupado pelos índios”. Por isso deve-se à cultura do café a abertura destas terras. Os antigos serrados foram substituídos por plantações de milhões de pés de café. Com eles as rodovias, os imigrantes, a estrada de ferro e, consequentemente, a riqueza e o poder político, pois a região se fazia representar na política federal e no governo do estado.
       Em Penápolis, os imensos cafezais eram entremeados por lavouras de cereais que muito contribuíram para a arrecadação de impostos.


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