Home
 PROGRAMAÇÃO
  Cinema
 LAZER E CULTURA
  Museus
  Música
  Teatro
 CIDADE
  Coletânea Histórica
  Mapas
  Dados da Cidade
  1ª Casa
  História
  Indústria
  Turismo
  Saúde
  DAEP
 TRÊS PODERES
  Executivo
  Legislativo
  Judiciário
 COMARCA
  Alto Alegre
  Avanhandava
  Barbosa
  Braúna
  Glicério
  Luiziânia
 COLUNAS
  Poetagem
  Radar
 CLUBES
  Penapolense
  Lago Azul
  Salto  Avanhandava
  Parque Aquático
 ENDEREÇOS
  Comércio
  Gastronomia
  Indústrias
  Lazer e Cultura
  Serv-festa
  Saúde
  Utilidades e 24h
 SERVIÇOS
  Guia Saúde

Guia Saúde

volta para Guia Saúde

Salmonela
Nome do microorganismo: Salmonella spp.

Salmonella é uma bactéria móvel ( exceto S. gallinarum e S. pullorum), não formadora de esporos e pertencente ao grupo das bactérias gram-negativas Este microorganismo está largamente difundido entre os animais , especialmente frango e suinos. Outras fontes incluem a água, o solo, insetos, superfícies de fábricas e cozinhas, assim como fezes de animais, carne crua bovina ou de frango e frutos do mar crus, entre outros.

Curso da Doença aguda:
S. typhi normalmente provoca septicemia com ocorrência de febre. Outras formas de salmoneloses geralmente produzem sintomas mais leves.

Características da Doença:
Sintomas agudos: Náusea, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, febre e dor de cabeça. Consequencias crônicas: sintomas relacionados a artrite podem aparecer após 3 a 4 semanas dos sintomas agudos.

Período de Incubação:
6h00 a 48h00

Dose infectante:
Geralmente de 15 a 20 células, estando relacionado à idade e estado de saúde do hospedeiro.

Duração dos sintomas:
Os sintomas agudos podem persistir por pelo menos um a dois dias ou mais prolongados, dependendo da pessoa afetada, da dose ingerida e da cepa envolvida.

Causa da doença:
Penetração e passagem da Salmonella do lumem intestinal para o epitélio do intestino delgado, causando uma enterite.

Diagnóstico da doença :
O diagnóstico pode ser feito através de indentificação sorológica de culturas isoladas das fezes.

Alimentos Relacionados:
Carne crua, frango, ovos, leite e derivados,camarão, peixe, rã , molhos e saladas,coco, misturas para bolos, sobremesas à base de cremes , pó para gelatina, cacau, chocolate, entre outros.

Várias espécies de foram isoladas na casca de ovos. Em outros casos, foram verificadas a presença de S. enteritidis na gema dos ovos, sugerindo transmissão vertical, ou seja, contaminação da gema ainda no interior da galinha poedeira.

Complicações:
S. typhi and S. paratyphi A, B, e C produzem febre tifóide ou paratifóide em humanos. A taxa de mortalidade para febre tifóide é de 10%, sendo menor de 1% para outras formas de salmonelose. S. dublin apresenta uma taxa de 15% de mortalidade nos casos de septicemia em pessoas idosas.

Reações de artrite pós enterite têm sido demonstradas em aproximadamente 2% dos casos confirmados laboratorialmente, ocorrendo geralmente após 3 semanas da enterite.

População Susceptível:
Todas as pessoas , em todas as faixas etárias são susceptíveis à doença, mas nas pessoas idosas, bebês e pessoas imuno-deprimidas os sintomas são mais graves, sendo que pessoas com AIDS contraem a doença com índice 20 vezes maior que a população em geral e repetidas vezes.

Número 1 - 05/01/97- Revisão sobre Agentes Causadores de Surtos - Salmonella - Dr.Amaury Rodrigues - site Alimentos On Line Home Page
 TEMPO
Previsão

 WEBMAIL
Fale conosco

 EXPEDIENTE
Edição da Cidade Virtual  Penápolis
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 1997
Site produzido e atualizado por Espaço Cibernético - www.ecibernetico.com.br e-cibernetico